domingo, 8 de abril de 2012

Um charme

 

DSCN0790

Em meio às montanhas das Minas Gerais, muito perto de São João Del Rey, nasceu essa pequena cidade de nome São José Del Rey, ao no pé serra.
Hoje ela é conhecida como a delicada Tiradentes. Suas ruas de calçamento de pedras, sua gente tranquila e mais a cozinha mineira saborosa, fazem desse lugar um destino em todas as épocas do ano.
É cercada pela Serra São José, onde a natureza oferece uma mata de árvores retorcidas, típicas das Gerais, cachoeiras, parques ecológicos, para as caminhadas, trilhas, passeios de bicicletas e botes, rapel, e o balneário Águas Santas, com piscinas quentes naturais, pousadas simpáticas e agradáveis para quem quer somente descansar, ler, escrever um poema, ficar de preguiça na rede olhando as montanhas ou simplesmente desfrutar desse ambiente histórico.
Tiradentes oferece um turismo de charme, além de várias atrações culturais no calendário da cidade, como Festival de Cinema e Festival de Cultura e Gastronomia.
Há ainda os espetáculos: Teatro de Marionetes, Concerto De Música Barroca na Matriz de Santo Antônio – tocado no órgão datado do século VIII – sempre as sexta-feira às 20h30 (melhor reservar os ingressos porque é muito concorrido).
E, claro, há ainda um capítulo à parte, que é o passeio de Trem Maria-Fumaça. Antes de embarcar, visite o museu na estação de trem Tiradentes, e se deixe envolver pela atmosfera de todas aquelas antiguidades.
Assim, depois da visita ao museu, sua viagem continuará a bordo da locomotiva americana a vapor, do início do século XX. Serão treze quilômetros, percorridos em um pouco mais de meia hora. O trem ainda está todo original, o banheiro, com suas louças pintadas à mão, é uma obra de arte.
Agora deite seu olhar sobre a paisagem emoldurada pela janela, passando lentamente no ritmo cadenciado das rodas nos trilhos do trem, tudo isso fará você mergulhar no tempo, imaginando os personagens da nossa história, que, assim como você, fizeram esse mesmo trajeto, olhando pela mesma janela e talvez sonhando com tempos futuros, vislumbrando um Brasil independente.
A minha dica para esse passeio é pegar o trem pela manhã para São João Del Rey e passear o dia todo na cidade, visitar museus e igrejas, voltando somente no fim do dia, aos tons do entardecer – suas fotos vão ficar lindas!
Em cada esquina de Tiradentes, há uma casa antiga, rodeadas de lojas de artesanatos, museus, bares e restaurantes, tudo muito bonito e charmoso. Restaurantes com a mais tradicional e incomparável comida mineira.
À noite, passeando pelas ruas da cidade, numa temperatura agradável, nem frio nem calor, você vai encontrar a boa música mineira ao vivo, nas praças ou bares, enquanto você pode saborear um gostoso caldinho de feijão com torresmo ou um pão de queijo com café e leite.
Para se despedir da cidade, decerto já com saudades adiantadas, leve os doces típicos da região, talvez uma boa cachaça mineira – para ter em casa um pouquinho dessa charmosa cidade.
Pé na estrada e boa viagem.

Artigo publicado originalmente na Revista on line Vitrine RS.

Nenhum comentário: