quarta-feira, 20 de julho de 2011

No Caminho

 

             Foi fazendo o Circuito da Estrada Real, que no caminho encontrei uma pequena vila no interior de Minas Gerais. O lugarejo chamava-se originalmente Cabeça de Boi, hoje atende pelo nome de Santana do Rio Preto, fica no meio das montanhas da Serra do Espinhaço, no município de Itambé do Mato Dentro, a 100 km de Belo Horizonte / MG.
              Se já localizou vou apresentar esse cantinho delicioso. Da estrada de asfalto tem uma saída de terra de 10 km, a chegada na vila já impressiona porque tem uma única rua de calçamento de pedras, uma praça, uma igrejinha, um telefone público, poucas casas e todos os morados se conhecem, embora pequeno o lugar tem boas pousadas, dizem que no verão e feriados fica lotado, a vila esta no alto de um morro e praticamente todo mundo têm vista para o vale, a charmosa pousada que fiquei tinha enorme banheiro com uma vista para o mar de montanhas da Serra do Espinhaço.
               A região é repleta de rios de águas transparentes e cachoeiras, trilhas para todos os gostos e níveis de dificuldade, um lugar perfeito para trekking, cavalgadas, montainbike, montanhismo ou simplesmente ficar de preguiça nas sombras das árvores e tomar banho de cachoeira. A mais bonita é a Cachoeira do Intancado, para chegar lá de carro saindo da vila, logo na primeira descida tem um ribeirão para atravessar, depois umas oito ou nove porteiras para abrir (cuidado para não deixar os bois fugirem), vai seguindo contornando os morros, acompanhando o rio, depois é só estacionar e seguir a pé uma trilha muito fácil e agradável por 10 minutos. E se encantar com as águas do Intancado, principalmente quando todo esse paraíso está lá só pra você.
           Uma outra característica das Minas Gerais é que toda pousada, hotel ou outra forma qualquer de hospedagem, nas diárias além do café da manhã tem o tradicional ‘passa lá’.
           No interior a gente tá sempre encontrando com amigos. Alias todo mundo conhece todo mundo. Na rua, no banco da praça, no mercadinho, na padaria. E conversa vai, conversa vem, na hora de despedir, um diz: - "Vai lá em casa. Passa lá”!!  
              Então o ‘passa lá’ não é convite para o almoço, nem para o jantar nem para um lanche, não tem hora certa, é só chegar pra tomar um café. Enquanto vai mantendo um dedo de prosa com a visita, côa um cafezinho, faz um chá. E pra não ficar café com língua,  se coloca o bolo na mesa, ou outros quitutes, não pode faltar também o queijo mineiro. E queijo nessa terra é coisa séria! Tem ainda os doces de leite e goiabada. As gostosuras em Cabeça de Boi são, pão caseiro com erva doce feito em forno de lenha e o melhor pão de queijo do planeta, receita da Bá, a chef de mãos de fada da Pousada Vila Ventura.
            Acabou não: tem ainda uma gente hospitaleira, que sempre tem tempo pra um dedo de prosa, pra contar casos e perguntar de onde veio, só por gentileza porque bom mesmo é ficar de papo pro ar.
          Dica: Leve roupas e sapatos confortáveis para caminhadas, agasalhos para as noites e se prepare para as muitas conversas e delícias da terra.

Texto publicado no site http://osorioshopping.com.br/estrada-real/

2 comentários:

Rosanne Woelz disse...

Chris, amei tua fonte, e o texto tbém, obviamente. Que fonte é essa??? bjk

Chris disse...

Oi Ro brigadim! a fonte é "Walter Turncoat" tem ela no blogger, gestor do blogspot, vc pode escolher ela como preferida para as publicações.
é so ir no designer de modelo, depois avançado e ai ''e so escolher onde quer essa letra.
bjus